Regulamento

1º Desafio Pedal Quatis MTB Circuito Morro Grande
Data: 14 de Abril de 2019
Local: Quatis – RJ
Organização: Pedal Quatis
Modalidade: XCM

Distâncias:
Percurso Iniciante – 24 Km
Percurso Sport – 44 km
Percurso Pro – 75 km

*Distâncias aproximadas.

Inscrições no site: www.pedalquatis.com.br

  1. Organização

1.1 – 1º Desafio Pedal Quatis MTB-  Circuito Morro Grande é um evento organizado pelo Pedal Quatis de acordo com este REGULAMENTO PARTICULAR que tem como base os regulamentos e normas disciplinares da UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e da Fecierj (Federação Estadual de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro). Para mais detalhes, consulte os regulamentos das entidades mencionadas.
Na ausência de item específico para um determinado assunto neste regulamento particular, a organização considera como referências para decisões técnicas ou desportivas os regulamentos da FECIERJ, CBC e da UCI, nessa ordem de hierarquia.
1.2 – 1º Desafio Pedal Quatis MTB-  Circuito Morro Grande será realizado na cidade de Quatis, localizada no Sul do Estado do Rio de Janeiro, no dia 14 de abril de 2019.
1.3 – Poderão participar da corrida atletas profissionais e amadores, federados ou não.
1.4 – Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da prova com autorização por escrito do pai, da mãe ou do responsável legal.
1.5 – A comissão organizadora é responsável por fazer cumprir as datas e disposições deste regulamento e justificar as alterações quando cabíveis. A comissão poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes.
1.6 – A organização do DPQ/MTB terá o direito de alterar os percursos das provas a qualquer momento e ao seu critério, sem aviso prévio, para preservar a segurança e integridade física dos atletas, sem qualquer ônus.
1.7 – A organização do DPQ/MTB será rigorosamente intransigente na obediência do presente Regulamento  por todos os  participantes e  de  forma  alguma  permitirão qualquer  conduta antidesportiva ou  infração  constantes  no  item Penalizações  deste Regulamento.  Todos os atletas inscritos bem como as equipes de apoio, estarão sujeitos a penalidades por desrespeito ao Regulamento, à comissão organizadora, staffs, autoridades policiais e guarda municipal.
1.8 -Está ciente de seu estado de saúde e de estar capacitado para a participação, gozando de saúde perfeita e de haver treinado adequadamente para esta prova; até a data de sua inscrição, não foi impedido de participar de qualquer outro esporte por motivos médicos; não usa drogas e não faz uso abusivo de bebidas alcoólicas;

1.9 – Ter um bom convênio médico (para assistência/cobertura financeira em caso de acidente). As equipes de saúde que apoiam o evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para um hospital mais próximo. A partir daí termina a sua responsabilidade. Todas as despesas hospitalares correrão por conta do acidentado.
1.10 – Assume com todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados, seguros, assistência médica e quaisquer outras despesas necessárias, ou provenientes da sua participação neste evento, antes, durante ou depois do mesmo.
1.11- Está ciente que é o único responsável pela guarda de seu equipamento (bicicleta, acessórios, capacete…) ou de qualquer outro bem durante toda a prova;
1.12 – Levar consigo toda a comida e bebida que for consumir durante a competição. A título de apoio suplementar, a Organização poderá fornecer 01 (um) copo de até 200 ml para cada biker inscrito, ou disponibilizar água potável para reabastecimento dos squeezes dos atletas (de 200mls até 500 ml), em postos de controle ao longo do percurso.
1.13 – Está ciente que à Organização se reserva o direito de, a qualquer momento, rejeitar a inscrição de um atleta;
1.14 – Em caso de emergência, autoriza qualquer pessoa qualificada a administrar o tratamento necessário, médico e/ou cirúrgico, incluindo a administração de sangue e derivados sanguíneos;
1.15 – Cronograma:
Sábado 13/04/2019
8:00 horas – Abertura do Clube Náutico Quatiense(distribuição de numerais e KITS)
Domingo 14/04/2019
07:00 horas – Abertura do Clube Náutico Quatiense (distribuição de Numerais e Kits)
09:00 horas – Largada Oficial do Evento.
15:00 horas – Encerramento do tempo cronometrado.
15:15 horas – Divulgação dos Resultados.
15:30 horas – Inicio da Cerimônia de Premiação.
1.16  –    O   site    oficial    para    o    evento é:
www.pedalquatis.com.br
1.17 – 2 – O Evento
Realização: Pedal Quatis.
Responsável: Alexandre, Fabio Alves, Jonatas Resende, Otavio Guimarães, Sandro, Tiago
Supervisão: CBC e FECIERJ.
Ranking CBC Classe XCM1 – Elite e Masters Masculino e Feminino.
Ranking FECIERJ Classe R2 – Todas Oficiais.
Apoio: Secretaria de Esportes, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo.
Tipo de Prova: Ciclismo Maratona.
Dia: 14 deabril.
Evento: 1º Desafio Pedal Quatis de MTB- Circuito Morro Grande
Local do Evento: Clube Nautico Quatiense, Quatis/RJ. – Rodovia  Floriano – Quatis,  445, Barrinha – Quatis RJ, 27-410-000

  1. Tipo de prova
    2.1 – Prova desportiva de caráter promocional, e será disputada no formato de uma etapa onde os ciclistas terão que superar seus limites e habilidades por estradas de terra e trilhas em uma região montanhosa.
  2. Roteiro
    3.1 – Os percursos da prova passam por diversos tipos de via, como estradas de terra, trilhas e estradas municipais. Alguns trechos estarão asfaltados. Em todo o percurso prevalecerão as leis de trânsito vigentes.
    3.2 – Sempre que possível, a organização incluirá trechos de “single-track” nos percursos.
    3.3 – Os percursos não serão fechados ao trânsito de veículos. Os atletas deverão andar sempre pela direita e estar atentos às sinalizações de trânsito.
    3.4 – Os percursos serão sinalizados e demarcados com cal, fitas, placas e, quando necessário, contarão com pessoas de apoio ao longo do trajeto.


3.5 – O DPQ/MTB será realizado em uma etapa com modalidades e categorias especificas, as categorias serão divididas por faixa etária. (vide item 06 deste regulamento).
3.6 – A altimetria e quilometragem oficial das rotas, bem como uma descrição mais detalhada de cada percurso, estarão disponíveis no site oficial do evento com antecedência mínima de até 48 horas antes da largada oficial, podendo ainda sofrer alterações de acordo com a necessidade da organização até minutos antes da largada.

  1. Tempo de prova / Cortes
    4.1 – A organização, por motivos de segurança, encerrará os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação da prova. Os ciclistas que ainda estiverem no percurso deverão, obrigatoriamente, seguir as instruções dos fiscais para serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização. Os atletas que chegarem após o corte, não terão o seu tempo de prova divulgado.
    4.2 – Cada etapa terá um tempo limite (podendo ser alterados pela organização), a saber:
    Percurso Iniciante: Terá um total de 02h30min após o horário da largada.
    Percurso Sport: Terá um total de 04h30 min de duração após o horário de largada.
    Percurso Pro: Terá um  total  de  05h30min  de  duração  após  o  horário  de  largada,  com possibilidade de corte para os ciclistas que não tiverem completado 80% do percurso no intervalo de 04h30min do início da prova.
    4.3 – Os tempos de conclusão e/ou corte poderão sofrer alterações, podendo a organização fazer esse comunicado minutos antes das largadas pelo Diretor de Prova.
    4.4 – A Organização poderá, mas não obrigatoriamente, ter veículos recolhendo os atletas que tiverem  com  os  tempos  limite  ou  de  corte  estourados  no  percurso.  Estes  atletas  serão obrigados a abandonar a prova e, em caso de recusa, a organização não se responsabilizará por qualquer acidente, furtos, roubos, entre outros sinistros, pois toda a estrutura de atendimento médico, equipes de resgate, seguranças e fiscais estarão desmobilizados da prova após o tempo limite e, desta forma, o atleta assumirá todos os riscos na condução da sua bicicleta.
  2. Equipamentos
    5.1 – Não será permitido o uso de bicicletas que não sejam da modalidade mountain bike. Os pneus devem ser adequados para andar em percursos de terra.
    5.2 – É proibida a troca de bicicletas e atletas em todas as categorias no decorrer da prova, acarretando em desclassificação sumária.
    5.3 – O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja presente, carregada, arrastada ou empurrada pelo próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.
    5.4 – É obrigatório o uso de capacete afivelado, óculos e luvas. Recomenda-se portar dinheiro, e celular em caso de algum imprevisto.
    5.5 – Câmara  de  ar,  bomba  e  reservatórios  de  água, alimentos  são  itens  importantes  em  qualquer bicicleta a ser usada em uma competição.
    5.6 – A organização reserva-se o direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento e que venha a prever algum risco de acidente ao atleta.
    5.7 – A organização  será rigorosa na vistoria dos equipamentos de segurança.
  3. Categorias / Modalidades
    Participantes / Categorias:
    >>>Federados Masculino <<<
    Elite Masculina – aberta sem limite de idade – Percurso Pró;
    Infanto Masculino – nascidos de 2005 a 2006 – Percurso Sport;
    Juvenil Masculino – nascidos de 2003 a 2004 – Percurso Sport;
    Júnior Masculino – nascidos de 2001 a 2002 – Percurso Pró;
    Sub 23 – nascidos de 1997 a 2000 – Percurso Pró;
    Sub 30 – nascidos de 1990 a 1996 – Percurso Pró;
    Master 30-34 – nascidos de 1984 a 1989 – Percurso Pró;
    Master 35-39 – nascidos de 1980 a 1983 – Percurso Pró;
    Master 40-44 – nascidos de 1974 a 1979 – Percurso Pró;
    Master 45-49 – nascidos de 1970 a 1973 – Percurso Pró;
    Master 50-54 – nascidos de 1964 a 1969 – Percurso Pró;
    Master 55-60 – nascidos de 1960 a 1963 – Percurso Pró;
    Master 50-54 – nascidos de 1954 a 1959 – Percurso Pró;
    Master 55+ – nascidos até 1953 – Percurso Pró;
    Para-desportivo – sem limite de idade – Percurso Sport;

>>>Federados Feminino<<<
Elite Feminino – aberta sem limite de idade – Percurso Pró;
Infanto Feminino – nascidos de 2005 a 2006 – Percurso Sport;
Juvenil Feminino – nascidos de 2003 a 2004 – Percurso Sport;
Júnior Feminino – nascidos de 2001 a 2002 – Percurso Pró;
Máster A Feminino – nascidos de 1980 à 1989 – Percurso Pró;
Máster B Feminino – nascidos de 1970 à 1979 – Percurso Pró;
Máster C Feminino – nascidos até 1969 – Percurso Sport;

>>>Não Federados<<<
Duplas Masculino – sem limite de idade – Percurso Pró;
Open Pró masculino – sem limite de idade – Percurso Pró;
Sport até 30 – nascidos após 1990 – Percurso Sport;
Sport até 35 – nascidos de 1984 a 1989 – Percurso Sport;
Sport até 40 – nascidos de 1979 a 1983 – Percurso Sport;
Sport até 45 – nascidos de 1974 a 1979 – Percurso Sport;
Sport até 50 – nascidos de 1969 a 1973 – Percurso Sport;
Sport acima 50 – nascidos até 1968 – Percurso Sport;
Sport Feminino – sem limite de idade – Percurso Sport;
Duplas Mista – sem limite de idade – Percurso Sport;

OBS: A referência usada para o cálculo das idades é o dia 31/12/2019. * Menores de 18 anos deverão entregar, obrigatoriamente, uma autorização escrita e assinada pelo respectivo responsável com firma reconhecida na secretaria do evento para a retirada do seu kit de prova. É obrigatória a presença do responsável na entrega do kit.
O percurso iniciante não possui categorias, serão premiados com troféus os 03(três primeiros masculinos e os 03(três) primeiros feminino e os demais participantes que completarem a prova com medalhas.

  1. Classificação
    7.1 – Todas as categorias serão classificadas de acordo com o menor tempo de prova. O tempo se inicia no corredor de largada promocional e finaliza após a passagem pelo funil de chegada.
    7.2 – Os atletas que competirem na categoria de duplas deverão pedalar o tempo todo juntos, com uma distância inferior a 20 segundos entre eles. Nas categorias Duplas será automaticamente desclassificada a equipe que cruzar a cronometragem separada.
    7.3 – A  divulgação,  extraoficial,  dos  primeiros  colocados  será  anunciada  01  hora  após  a chegada dos primeiros atletas de cada categoria.
    7.4 – Recursos serão aceitos durante a prova ou até 15 minutos após a divulgação do resultado extraoficial. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela organização e divulgado como oficial.
    7.5   –   Para   dar   entrada   no   pedido   de   recurso   o   atleta   requerente   deverá   fazê-lo individualmente por escrito, bem como efetuar um pagamento da taxa no valor de R$300,00(trezentos) reais em espécie, sendo que a mesma será devolvida caso sejam julgados procedentes o recurso ou protesto. Somente serão aceitos os recursos ou protestos elaborados por escrito, os quais deverão ser dirigidos ao representante da FECIERJ presente no evento.
    7.6 – As classificações finais e os tempos de todos os atletas serão informados no máximo em 48 horas após o evento no site oficial da prova.
    7.7 – O vencedor do DPQ/MTB será o atleta/dupla que chegar na 1ª colocação em sua categoria.
  2. Inscrições
    8.1 – As inscrições serão realizadas através das instruções contidas no site oficial do Pedal Quatis – www.pedalquatis.com.br.
    8.2 – Ao se inscrever na prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento e do Termo de Responsabilidade.
    8.3 – As inscrições são individuais para todos os atletas participantes, mesmo para aqueles que competirão na categoria de duplas.
    8.4 – Prazos: As inscrições serão encerradas no dia 07 de Abril de 2019 ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico, ou mesmo por determinação da organização. A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número e valor de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

8.5 – Os valores das inscrições.
– 1º Lote Promocional de 100 atletas ou até o dia 05/03/2019 pela internet:
Todas Categorias Federadas R$ 80,00 por atleta Kit 2 e R$ 50,00 por atleta Kit 1.
Todas Categorias OPENs R$ 100,00 por atleta Kit 2  e R$ 60,00 Kit 1.
-2º Lote Promocional Alterado para o valor abaixo do dia 06 até o dia 25/03/2019 pela internet.
Todas Categorias Federadas R$ 80,00 por atleta Kit 2 e R$ 50,00 por atleta Kit 2.
Todas Categorias OPENs R$ 110,00 por atleta Kit 2  e R$ 70,00 Kit 1.
3º Lote Promocional alterado para o valor abaixo do dia 26/03/2019 a dia 07/04/2019 pela internet.
Todas Categorias Federadas R$ 80,00 por atleta Kit 2 e R$ 50,00 por atleta Kit 2.
Todas Categorias OPENs R$ 120,00 por atleta Kit 2  e R$ 80,00 Kit 1.
– Inscrições no dia do evento, se houver vagas somente paras categorias Open:
Categorias Open KIT 2 R$ 120,00 e KIT 1 R$ 80,00 por atleta.
OBS: O lote fechará no dia que completar a quantidade de atletas ou ao final do dia.
– Vagas limitadas a 350 (trezentos e cinquenta) participantes.
8.6 – O valor pago a título de inscrição não será passível de devolução, ou seja, não será feito reembolso de valores pagos.
8.6.1 – Para inscrições online, em caso de desistência no prazo de até 07 (sete) dias após a data  da  compra,  o  participante  poderá  solicitar  o  estorno  de  100%  do  valor  pago  pela inscrição, conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
8.7 –  A troca de categorias, assim como qualquer alteração na inscrição poderão ser solicitadas até 07 dias antes do evento através do email: contato@pedalquatis.com.br, onde serão avaliadas, aprovadas  ou não pela organização em até 48h. Após este prazo, NÃO SERÁ POSSIVEL QUALQUER TIPO DE ALTERAÇÃO na inscrição.
8.8 – A inscrição para o evento é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra ou ceder o número de identificação para terceiros por meio de venda ou simples transferência, em qualquer situação. Solicitações de alterações (nome, modalidade, equipe ou transferência) conforme previsto no item 8.8, serão analisadas e posteriormente aceitas  ou não pela organização. Sendo EXPRESSAMENTE proibida a transferência e/ou cessão por parte de qualquer atleta de seu número de identificação para outra pessoa sem O CONCENTIMENTO E AUTORIZAÇÃO dos organizadores do evento formalmente por escrito, ficando o atleta responsável por qualquer acidente ou dano que venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.

  1. Seguro
    9.1 O DPQ/MTB possui um seguro especifico para eventos do gênero, e segue a legislação nacional vigente, onde todos os participantes estarão cobertos dentro das determinações especificadas em apólice (disponível na secretaria do evento).
    9.1.1 Para garantir a cobertura do seguro, o atleta deverá estar LEGALMENTE inscrito e sua participação estar de acordo com todas as exigências, normas e regras do regulamento da prova. O seguro, assim como a inscrição, é PESSOAL E INTRANSFERIVEL.
    9.2 É de responsabilidade única e exclusiva de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. Sugerimos aos atletas que não possuam tal convenio que providenciem a contratação de uma cobertura independente para o evento através  de  uma  empresa  especializada.  ATENÇÃO:  Ao renunciar  essa  sugestão,  o atleta, assume, mais uma vez, TODAS e QUAISQUER despesas recorrentes de possíveis sinistros que por ventura venham a ocorrer durante a sua a participação no evento, bem como isenta a ORGANIZAÇÃO e seus PATROCINADORES de toda e qualquer responsabilidade financeira e civil provenientes de danos físicos e/ou morais futuros.
    9.3 – Não haverá reembolso, por parte da ORGANIZAÇÃO, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os atletas/ participantes venham a sofrer durante a participação neste evento. A ORGANIZAÇÃO não se responsabilizará e nem transportará qualquer tipo de equipamento individual durante a prova, a não ser em casos de emergência ou desistência em que o atleta não consiga fazê-lo.
    9.4 – A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e haverá sinalização para a orientação dos participantes.
  2. Entrega de kits
    IMPORTANTE: A entrega dos kits de participação do evento acontecerá de acordo com a programação oficial, em local, data e horário a ser informado abaixo pela organização nesse Regulamento de Participação. Não serão entregues kits após o evento.
    Os kits deverão ser retirados no dia 13/04/2019 (sábado), de 7:00 às 17:00 horas, no Clube Nautico Quatiense, 455 – Barrinha, Quatis – RJ, 27.410-000, e na tenda da Organização no dia do evento das 07:00 horas às 8:30 horas.
    10.1 – O kit está associado à taxa de inscrição. Em hipótese alguma, poderão retirar o kit os atletas que não seguirem as normas estipuladas pela organização.
    10.2 – O kit somente poderá ser retirado pelo atleta inscrito, mediante apresentação do comprovante de pagamento devidamente quitado, bem como documento com foto para comprovação do titular da inscrição  e os federados a carteira da CBC.
    10.3 – Conferência do kit: É obrigatória, por parte do atleta, a conferência de todos os itens que compõe o kit, bem como o tamanho da camiseta  (quando houver), no momento da retirada. Em caso de problemas, o mesmo deverá ser informado de imediato ao funcionário da organização presente no local da retirada dos kits para posterior solução. IMPORTANTE: Não serão aceitas reclamações posteriores por falta de materiais que compõe o kit.
    10.4 – Os kit 1 será compostos pelo numeral, camisa comum,  pulseira de identificação e sistema de fixação da bike, Kit 2 será composto pelo numeral, camisa ciclismo, pulseira de identificação, sistema de fixação na bike. No entanto, outros itens poderão ser acrescentados aos kits a titulo de cortesia ou adquiridos separadamente, de acordo com a disponibilidade dos organizadores, parceiros e patrocinadores do DPQ.
    10.5 – Cada atleta deverá colocar a pulseira no braço, bem como o numeral em local visível na parte frontal da bike, devendo permanecer com ambos até o final da prova. O atleta deverá cruzar o pórtico de chegada com sua pulseira e placa de identificação. Em nenhuma hipótese o tamanho  das  placas  de  numerais  poderá  ser  adulterado,  sob  pena  de  punição,  podendo chegar até a desclassificação do atleta.
    10.6  –  É  expressamente  proibida  qualquer  adulteração,  produção  de  réplica  ou  uso inadequado da pulseira de identificação e/ou do numeral da Bike. Caso haja fraude comprovada, o atleta será desclassificado da corrida e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.
    10.7 – O atleta que não retirar o seu kit dentro do horário estabelecido por este regulamento ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.
    ATENÇÃO: Documentos necessários para retirada de kit:
    Para a retirada de KIT, é indispensável à apresentação dos seguintes documentos:
     Documento oficial com foto do titular da compra;
     Comprovante de pagamento (original sem rasuras);
     Doação de 01 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá);
    Carteira da CBC para atletas federados;
    Termo de Responsabilidade assinado;
     § Parágrafo 1: É de RESPOSNABILIDADE EXCLUSIVA do atleta inscrito, levar todos os documentos   devidamente   IMPRESSOS   e   ASSINADOS   no   dia   da   entrega   do   KIT,   a ORGANIZAÇÃO NÃO IRÁ FORNECER ESSE MATERIAL IMPRESSO, bem como serviços de impressão no local.
    10.9 – Retirada de kit por terceiros:
    Para a retirada de kit por terceiros, o responsável deverá trazer a autorização assinada pelo atleta,  o  comprovante  de  pagamento  e  o  termo  de  responsabilidade  do  participante.
    IMPORTANTE: O kit retirado por terceiros, não terá a pulseira de ID e numeral de bike, sendo que os mesmos deverão ser retirados ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE pelo TITULAR da inscrição na secretaria de prova com até 30 minutos de antecedência da largada oficial do evento.
    10.10 – Todos os atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para  realização  da  prova,  pois  a  ORGANIZAÇÃO  não  se  responsabilizará  pela  saúde  dos mesmos.
  3. Vistoria
    11.1 – Para acessar o corredor de largada o atleta deverá passar pela tenda de vistoria para que os itens de identificação e equipamentos de segurança sejam devidamente verificados.
    11.2 – A vistoria será iniciada 30 minutos antes da largada.
    11.3 – Uma vez a bike tendo passado pela tenda de vistoria e adentrando o corredor de largada, não mais poderá ser retirada do local, acarretando a desclassificação do atleta que o fizer.
    11.4 – Caso o atleta não esteja portando sua pulseira, bem como a placa de identificação da bike , será automaticamente desclassificado e impedido de acessar o corredor de largada.
  4. Largada
    12.1 – A largada será as 9 h e será um dia de disputa no sistema XCM. Os atletas do percurso PRO largarão separadamente, ou seja, serão duas largadas no intervalo de 2 minutos, podendo a organização estabelecer baterias a seu critério e necessidade.
    12.2 – Poderá haver um deslocamento promocional (largada lançada) com o auxilio  de  batedores,  neste  caso,  durante  este  percurso  determinado,  os  atletas deverão permanecer atrás dos mesmos e aguardar a liberação da largada oficial.
    12.3- Os locais, bem como os horários da largada serão divulgados amplamente pela organização com até 48 horas de antecedência, sendo de responsabilidade dos participantes estarem no local e hora determinados sem nenhum custo ou ônus para os organizadores.
  5. Chegada
    13.1 – No local de chegada poderá ter um afunilamento da pista com utilização de grades / cones e uma placa com a palavra “CHEGADA”. Poderá haver também uma linha demarcada no solo com a palavra “CHEGADA”. Após esse ponto não será permitida ultrapassagens, e a critério dos fiscais poderá ser necessária à parada dos atletas para o cadastramento da ordem de chegada.
    13.2 – Os atletas que competirem na categoria de duplas somente terão seu tempo registrado se chegarem ao funil de cronometragem juntos.
    13.2 – Na categoria de duplas será automaticamente desclassificada a equipe que cruzar a linha de chegada separadamente.
    13.3 – o atleta deverá estar com sua placa de identificação na chegada. Se estiver sem a placa de identificação, não terá seu tempo registrado e estará automaticamente desclassificado.
    13.4- Os locais de chegada podem, em muitas das vezes, ser em locais públicos de grande
    concentração de pessoas, nestes casos os atletas devem transitar em velocidade compatível e respeitar as leis de transito.
  6. Premiação
    É de responsabilidade dos atletas vencedores estarem presentes para a cerimônia de entrega dos prêmios, adequadamente   vestidos   (UNIFORME)   e   calçados.   Sendo   que   o   não comparecimento acarretará a perda da premiação, sem direito a reclamações posteriores. IMPORTANTE: Não serão entregues medalhas e brindes pós-prova (quando houver) para os atletas que, mesmo inscritos, não participaram da prova.
    14.1 – Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados no percurso PRO.- Geral Masculino: 1º = R$ 800,00/ 2º = R$ 400,00/ 3º = R$ 250,00.
    – Geral Feminino: 1º = R$ 400,00/ 2º = R$ 200,00/ 3º = R$ 100,00.
    IMPORTANTE: Caso a categoria Feminina tenha um numero inferior a 10 atletas inscritas, a classificação geral levará em consideração os tempos das duplas femininas e mistas na sequência.
    14.2 – Serão premiados com medalhas  todos os atletas que concluírem cada etapa.
    14.3  –  Serão  premiados  com  troféus  os  três  (03)  de  cada  categoria.
    14.4 – O atleta que não estiver no pódio no momento da premiação perderá o troféu.
    14.6  –  Para  subir  no  pódio  os  atletas  deverão  estar  uniformizados.  O  atleta  que  estiver descalço ou sem camisa não receberá o troféu.
    14.7 – Durante a premiação oficial, não será permitido ao atleta subir ao pódio portando faixas,   banners   ou   similares   com   medidas   superiores   a   50   cm   (Largura)   e   70   cm (Comprimento), sendo EXPRESSAMEMTE proibido, ao atleta,  qualquer manifestação politico partidária durante a premiação oficial, sob pena de DESCLASSIFICAÇÃO.

15 – Apoio
15.1 – A Organização indicará no Programa de Prova, os pontos oficiais para apoio (opcional e se existirem locais adequados para este fim), onde será permitida a manutenção técnica. Cada participante é responsável por sua Equipe de Apoio e pelas consequências advindas dos atos da mesma.
15-2 – Manutenção realizada pela equipe de apoio fora dos perímetros delimitado pelo evento estará sujeito a desclassificação do atleta.
15-3 – Água, isotônicos e alimentos poderão ser entregues pela equipe de apoio nos locais de hidratação do evento.

16. Penalizações
16.1 – Será penalizado com perda de direito de premiação e desclassificação da prova o atleta que:
Jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em área pública;
Pedalar sem capacete durante a prova;
Pedalar sem o numeral de identificação da bike ao longo de todo o percurso;
Não portar a pulseira de identificação fixa;
Trocar de bicicleta ou atleta;
Pegar carona com quaisquer veículos como motos batedores, veículos de apoio da prova ou da equipe, etc;
Ser    acompanhado    por    terceiros    não inscritos/veículos particulares de apoio, ao longo do percurso;
Pedalar sem camisa;
Não passar em todos os postos de controle;
Prestar  informações  erradas  ou  falsas  na ficha de inscrição;
Infringir qualquer item estabelecido neste regulamento.
Ultrapassar  os  tempos  máximos  de  06 (seis)   horas   exigidos   para   completar   o (PCs);
Cortar caminho não passando pelo trajeto demarcado para sua categoria;
Prejudicar o trabalho dos organizadores e “staffs” durante a prova;
Demais casos serão analisados e julgados pela comissão organizadora da prova;
Realizar  manobras  desleais  contra  outro atleta;
Rebocar ou ser rebocado por outra bicicleta utilizando cordas ou outros artifícios.

Declara que leu, entendeu e aceitou todas as normas contidas neste regulamento.